Eurico, o presbítero
Alexandre Herculano
As aulas voltaram e com elas listas de coisas para fazer e livros para ler.
A bola da vez é Eurico, O Presbítero, livro de autoria de Alexandre Herculano escrito na época do romantismo português.
Este livro narra um emocionante romance épico de cavalaria em que o personagem Eurico se vê forçado a escolher entre o amor a sua pátria e a fé em Deus.
Eurico, um gôdo, sofre de amor por Emengarda e para curar sua dor escolhe o sacerdócio.
No entanto, a guerra entre gôdos e árabes na Península Ibérica, século VIII, acirra-se, e Eurico abandona o sacerdócio para partir para a guerra, tornando-se o Cavaleiro Negro e consagrando-se como herói. Trata-se de um romance representativo do gênero romance de cavalaria, da primeira fase do romantismo português.
Mas apesar de fazer parte de uma época do movimento em que o mais presado era o final feliz, essa obra destoa das outras do gênero e recorre ao final trágico como fonte de emoção.
Ainda estou no início do livro e não tenho como avaliá-lo direito, mas posso dizer que a linguagem é um pouco mais coloquial (mas ainda bem diferente do que temos hoje) e portanto, ligeiramente mais fácil de entender. O contexto histórico pode deixar a leitura um pouco monótona no início, mas para quem gosta (como eu) vai ver que a leitura flui com tranquilidade.
Pretendo pesquisar mais sobre a obra e procurar críticas a respeito, acredito que assim fique mais fácil de compreender o texto, estou empolgada com o livro, espero não me decepcionar até o fim da leitura...
Vocês conhecem esse livro?? Já o leram??
Beijos da Gih...
...e até a próxima!
Nenhum comentário
Postar um comentário