Jane Eyre
Charlotte Brontë
Oi, pessoal. Hoje irei falar de um clássico da literatura britânica que ganhou uma versão recente para o cinema e que tenho muita vontade ler.
Sinopse: Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles. (
Este livro foi o primeiro escrito por Charlotte Brontë que usava o pseudônimo Currer Bell para poder escrever e publicar suas obras.
O livro é sobre uma jovem que é cercada por injustiças, mas tenta lutar por seus direitos. Tudo parece dar errado desde o dia em que se muda para a casa de sua tia, e piora quando ela é trancafiada em um internato, mas nada se compara à dor de sofrer por um grande amor.
Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas está na minha lista, com certeza. Confesso que não conhecia essa obra até pouco tempo quando, encontrei uma edição numa livraria e mais tarde, no mesmo dia, assisti ao filme na TV.
Essa obra ganhou muitas adaptações cinematográficas, graças à sua grande influência na literatura britânica que ia contra os valores patriarcais da época, mas a mais recente, à que assisti, é de 2011 e foi dirigida por Cary Fukunaga e conta com Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) como Jane e Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe) como Rochester.
Pretendo ler esse livro em breve...e quanto a vocês, já leram?
A San leu e vocês podem ler a resenha dela AQUI
Beijos da Gih...
...e até a próxima!
Nenhum comentário
Postar um comentário