De Olho nos Clássicos: Tom Jones
Henry Fielding
Tom Jones é um romance cômico, longo e complicado, mas um grande romance.
Ele é baseado nas andanças de Tom Jones um jovem inglês e filho ilegítimo.
Depois de mais velho ele se apaixona pela bela Sophia e é injustamente expulso da casa do pai adotivo. Por não ter para onde ir ele passa a perambular pela Inglaterra se metendo em confusão.
Ele se envolve em brigas, mal entendidos e aventuras libidinosas, mas sempre se livra por pouco de seus inimigos e tenta voltar para os braços da amada.
O romance mostra de forma satírica a sociedade inglesa do século XVIII com sua diversidade social que saltava aos olhos, dos camponeses humildes à aristocracia exuberante.
Fielding também explora a conduta social, o egoísmo, a insensatez e a depravação no mundo daquela época. Expõe uma sociedade onde as pessoas boas são poucas e raras e que são sempre o alvo das armadilhas.
Um ponto interessante é que o narrador para de contar a história para discutir as opiniões com o leitor e pede para que os críticos cuidem de sua própria vida.
Fonte de pesquisa: 1001 livros para ler antes de morrer.
Beijos da Gih...
...e até a próxima!!!
3 comentários
Ahh quero ler esse livro! =D
Parece ser ótimo, adoro narrativas satíricas, que abusam do humor e ao mesmo tempo criticam a sociedade. O livro parece ser ótimo e já estava na minha listinha de clássicos justamente por indicação dos 1001 Livros; meu tijolão ajuda muito nessas horas rs =)
Já simpatizei com o Tom Jones desde já!
Beijos, Gih!
Adorei, Gih.
Fiquei até com vontade de ler.
Vou ficar de olho para aproveitar a oportunidade assim que ela surgir.
Beijos
Deve ser descontraído...valeu a dica, beijo Lisette.
Postar um comentário