Título original: Cowboys & Aliens
Autora: Joan D. Vinge
Editora: Galera Record
Páginas: 368
Sinopse: Aliens no deserto? Índios e vaqueiros unidos contra um inimigo comum? Sim. Tudo isso num Velho Oeste livre do estereótipo dos westerns macarrônicos. Cowboys & Aliens inicia com um belo prólogo que compara a invasão alienígena com a tomada das terras dos índios pelos europeus. Entre armas, germes e aço, os pele-vermelhas não têm idéia do que os atingiu. O argumento é simples: no Arizona de 1873, quando um homem só podia contar com seu cavalo e com sua pistola, onde índios travavam uma batalha perdida contra colonos europeus, um inimigo novo estava prestes a entrar na equação. Um invasor que via os humanos como inimigos, e estava decidido a conquistar o nosso mundo. Será que vão conseguir? O romance de Joan D. Vinge é baseado no roteiro de Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus e Hawk Ostby, e inspirado no graphic novel homônima de Scott Mitchell Rosenberg.
“Linhas de escuridão começaram a descer pelos cones de luz como chicotes – não, como boleadeiras – com cordões pesados nas pontas, se abrindo como dedos. Ele observou enquanto elas se fechavam em volta de corpos humanos para arrancá-los das costas dos cavalos ou do chão, como novilhos”.
Arizona, 1873.
Quando o homem abriu os olhos naquela manhã, encontrava-se perdido no meio do deserto, ferido, sem botas e com uma estranha algema presa ao seu pulso, cuja origem ele desconhecia por completo. Aliás, não era apenas a origem da tal algema que lhe era um mistério, mas também a sua própria. Ele não sabia quem era, nem tampouco de onde viera. Não se lembrava de seu nome e nem mesmo uma centelha de memória lhe surgiu para iluminar qualquer coisa sobre o seu passado. Dentre os seus pertences, além da algema esquisita, havia a foto de uma moça. Quem seria ela? Por que ele trazia consigo uma foto sua?
Depois de uma briga com três homens que o abordaram, ele soube que estava no caminho para a cidade de Absolution. Não fazia idéia de que lugar era aquele, mas chegar a algum lugar já era alguma coisa. Talvez encontrasse algumas respostas.
Em Absolution, ele conhece o pastor Meacham e lhe conta a sua história. Ou, melhor dizendo, a falta dela. Meacham simpatiza muito com o forasteiro e o ajuda a cuidar de seus ferimentos. Momentos depois, Percy Dolarhyde chega à cidade e começa sua arruaça rotineira no local. Percy é um jovem mimado e insolente, que se aproveita do medo que o povo de Absolution tem de seu pai – o “Coronel” Woodrow Dolarhyde – para tirar vantagem de tudo e de todos e fazer o que quer por lá.
Irritado com o comportamento de Percy, o forasteiro o enfrenta e o resultado disso é um policial baleado e os dois na cadeira, aguardando a diligência que os levará a outra cidade para serem julgados. E é ali, na cadeia, que o forasteiro descobre que ele tinha um nome: Jake Lornegan. Além do nome, tinha uma reputação: “ladrão e assassino procurado vivo ou morto”. Não podia ser! Ele não se sentia um bandido assassino!
A confirmação da sua reputação de grande ladrão vem com Coronel Dolarhyde, quando este chega à cidade para livrar Percy da cadeia e exigir a cabeça de Jake, que roubara quase todo o seu ouro no mês anterior.
No entanto, antes que qualquer coisa possa ser feita, a atenção de todos foi desviada para algo muito maior e assustador.
“Depois de uma montanha, algo estava brilhando como um incêndio na mata... só que não havia nenhuma montanha e a linha de fogo estava se aproximando da cidade a cada batimento do coração... Agora aquilo se parecia com uma barra de ferro em chamas, brilhando vermelha e dourada”.
Uma gigantesca coisa surge no céu e começa a soltar luzes azuis que, estranhamente, enlaça as pessoas e as puxa para cima, direto para dentro daquilo que todos acreditam ser um terrível demônio. Muitas pessoas são levadas por aqueles demônios, inclusive Percy, o filho de Dolarhyde. Em meio à confusão, a estranha algema de Jake revela ser, na verdade, uma arma-demônio, que ele consegue usar para fugir.
Chega então a hora de antigos inimigos unirem-se em prol de algo maior: o resgate de seus entes queridos que foram levados para um lugar que ninguém conhece.
Empenhados nesse objetivo, Jake e Dolarhyde se esquecem de suas diferenças e formam uma comitiva para viajar em busca do esconderijo dos demônios. Para acompanhá-los, chega Ella, uma misteriosa moça que vem seguindo Jake há algum tempo. Até mesmo os apaches, mais tarde, juntam-se ao grupo para combater o grande mal.
Durante a viagem, o grupo passa por várias aventuras, perseguições e surpresas ao mesmo tempo em que Jake vai, aos poucos, recuperando sua memória. Seu passado começa a ser revelado, os mistérios sobre Ella começam a ser desvendados e, por mais estranho que pareça, aquele grupo formado por inimigos começa a criar laços, unidos pelo desejo de encontrar aqueles a quem tanto amam.
“Em apache não existe uma palavra para adeus...”
Cowboys & Aliens é um livro baseado no roteiro do filme de mesmo nome, lançado recentemente. Por esse motivo, o livro é bem fiel ao filme, embora seja muito mais emocionante por termos um contato maior e mais profundo com os dramas interiores e angústias de cada personagem. Os acontecimentos e sentimentos são narrados com uma riqueza de detalhes que nos sentimos realmente vivendo a história e as emoções das aventuras.
Uma história diferente, muito bem escrita, sobre um mundo atacado por alienígenas no século XVIII.
Assim que li o livro, assisti ao filme e gostei muito, os efeitos são ótimos e Harrison Ford, como sempre, botando pra quebrar. Mas tenho que dizer: o livro é muito melhor!
Recomendo!
Abaixo, o trailer:
10 comentários
Ganhei o livro e a HQ em uma promo da editora, mas houve uma pequenina confusão e acabei recebendo Paixão no lugar. Porém, eles prontamente mandaram a HQ, que é linda!!
Tenho curiosidade sobre o livro e o filme, sei que a HQ é mais resumida, mas vai me colocar por dentro da trama. hehe
Beijos
Vir o filme no cinema quando estreiou e gostei muito deve ser bem legal o HG da história.
Sorteia este livro pra nós!!!!
Ei San!
A história parece ser legal, ágil, mas perdeu pontos comigo quando vi que o filme se transformou em livro.
Estou com um leve preconceito com livros assim.
Por enquanto, não pretendo comprar, mas se ganhar, lerei!
bjins
Acho que não gostaria de ler o livro, nem assistir ao filme... Detesto histórias com Aliens :X usahsausah
Beeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Oi San!
Puxa, quero muito assistir esse filme, deve ser muito bom!
Não sabia que tinha livro tb =)
Se o filme for bom eu leio o livro rs
bjs
Dri
Oi Saaan :D
Ta td bem sim amore, e vc?
So to com a vida corrida e semana que vem começam as provas da facul, entao já viu né? vou sumir mais ainda hahahaha
Flor, adoorei a resenha, vc gostou mesmo do livro hein?
Mas, este nao é meu estilo favorito, entao nao tive mta vontade ;/
Mas pra quem gosta, deve ser mto bom mesmo!!
Beeijocas
Rapha - Doce Encanto
Nóssa, esse livro deve ser ótimo!!
Oi San,
Estou mais curiosa pelo livro que pela HQ, mas sei que vou acabar vendo o filme antes. Gosto desses livros que fazem o caminho inverso e são baseados nos filmes, ao invés de ao contrário.
Beijos
Cacá
*Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*
Nossa! Achei tudo muito confuso e complicado... Acho que não conseguiria acompanhar tudo isso não.
Esse livro acho que vou passar.
Abç
Postar um comentário