O GUARDIÃO DE MEMÓRIAS (The Memory Keeper's Daughter) - Kim Edwards



Sextante. 368p.

Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.

________________________________
Esse livro me fez lembrar da novela de alguns anos atrás, também de Manoel Carlos, Páginas da Vida: irmãos gêmeos que são separados no nascimento; o irmão saudável e a irmãzinha com síndrome de down.
Não achei o livro emocionante. Achei cansativo. Um sem fim de detalhes supérfluos dos quais não sentiríamos falta na narrativa. E todos com quem eu falo a respeito, me dizem a mesma coisa. A história é bem realista e, de fato, no faz pensar sobre o peso de nossas escolhas e naquele eterno “E se...?” que nos acompanhará.
Não fosse pelo cansaço da leitura com tantos detalhes, talvez eu tivesse gostado um pouco mais. Mas é um livro que não tornarei a ler.

2 comentários

Ministério da saúde disse...

Caro blogueiro,

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 já começou. Vamos vacinar trabalhadores de saúde, população indígena, doentes crônicos, jovens saudáveis de 20 a 39 anos, além de crianças maiores de seis meses a menores de dois anos. Precisamos vacinar 91 milhões de pessoas e, para isso, contamos com a sua ajuda. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br .

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

EDER RIBEIRO disse...

E agora, fiquei em dúvida, qual comprar. Me dê uma ajuda via email. Bjos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos