Ler Saramago é sempre uma grande surpresa pra mim, e com esse livro não foi diferente. Eu iniciei minhas leituras desse autor português pelo livro Todos os Nomes (apesar de ter ganho Um Ensaio sobre a cegueira, que ainda não li), e recentemente estou lendo As Intermitências da Morte, quando passeando pelas estantes da biblioteca em que trabalho, me deparo com esse pequenino livro - tem apenas 64 páginas - mas com um grande conteúdo.
Muito já se escreveu e ainda se escreverá sobre a eterna busca do ser humano em se encontrar, e é essa a linha que é o assunto do livro. Porém, Saramago consegue nos prender na leitura - que diga-se de passagem você lê de uma só vez e relê em seguida, assim como eu fiz - nos mostrando através de suas personagens como se desenrola a busca do ser humano em se encontrar.
Cada qual terá sempre um desejo que acha relevante para sua vida e sempre haverá aquele que é mais humilde e que não pede grandes coisas da vida, apenas a felicidade, através do seu encontro consigo mesmo.
Uma passagem resume de fato essa questão, quando o autor nos diz assim:
"Acordou abraçado à mulher da limpeza, e ela a ele, confundidos os corpos, confundidos os beliches, que não se sabe se este é o de bombordo ou o de estibordo. Depois, mal o sol acabou de nascer, o homem e a mulher foram pintar na proa do barco, de um lado e do outro em letras brancas, o nome que ainda faltava dar à caravela. Pela hora do meio-dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."
Saramago para mim é genial! E esse livro me tocou!
Recomendadíssimo!
4 comentários
Eu, até agora, só li um livro dele: "Memorial do Convento". Aliás, agora que vi que não falei dele aqui. Vou corrigir isso futuramente. Mas gostei muito do estilo dele e da maneira de narrar os acontecimentos. Com certeza vou gostar de outros livros dele também. E, por culpa sua, minha lista de "Esse eu quero ler" está aumentando... rs.
Beijão!
É isso aí San, então estou cumprindo o papel exímio de uma bibliotecária: Difundir a leitura para conhecimento e diversão!
E que venham mais livros.
Beijos Tempestuosos!
Obrigada querida!!!
Bj
Caí aqui através do blog do Élcio, e olha que adorei, pois sou um leitor contumaz, leio um livro por semana. Do Saramago li quase tudo e ele é simplismente genial. Não deixe de ler ensaio sobre a cegueira, o filme não é lá essas coisas, mas o livro é fascinante. Voltarei mais para colher. Bjos.
Postar um comentário